CulturaInformes PublicitáriosNotícias

Banda Mercantes lança álbum “Os Três Ventos”

O LANÇAMENTO

A banda mineira MERCANTES lançará no dia 9(nove) de dezembro, quinta-feira, seu terceiro álbum, “Os três ventos”. O álbum será disponibilizado nas plataformas digitais e também no formato físico (CD).

OS TRÊS VENTOS

O disco “OS TRÊS VENTOS” é autoral. Algumas das faixas já foram lançadas como singles.  Quem assina a produção musical deste álbum é o Gleison Túlio. O encarte, arte gráfica, capa e contracapa foram do Madson Guimarães, contando com a pintura em aquarela da Ana Alcântara

 “A expressão do infinito”, um dos singles deste álbum, tocou nas rádios do Rio Grande do Sul e já está disponível nas plataformas digitais; contou com a participação da cantora Érika Martins (ex- Penélope / Autoramas). Érica Martins ficou conhecida com sua participação na música do Raimundos, “A mais pedida”. 

“Se você for voltar”, “Caretha Franklin Blues”, “A Liberdade” e “Ao seu lado” fazem parte da compilação. Vale ressaltar que, “Se você for voltar”, “Ao seu lado” e “A expressão do infinito” ganharam vídeo clipes.

As canções do novo disco da Mercantes falam de desentendimento, relacionamento, combate ao preconceito, amor, idealização da pessoa, história real e seus sentimentos, respeito à liberdade e espaço do outro, ciúmes e provas de amor, embriaguês e mulheres, inquietação e paz, e uma certa dúvida na continuidade de um relacionamento amoroso. A letra da música “A inquietude” foi feita em parceria com Alexandre Carlomagno (poeta e escritor).

Por quê “Os três ventos”, de onde surgiu o nome?

Estava pensando em algo para combinar com o número 3, por se tratar do nosso terceiro disco e, refleti no sentido que os ventos fazem e trazem. Existem vários tipos de ventos e, na espiritualidade, eu destaquei três como os mais importantes. São eles: Vento à Favor(tranqüilo), Vento Contrário(Conflito) e o Vento Impetuoso

A situação do Vento à Favor é aquela onde tudo está calmo, tranqüilo, onde reside a acomodação. 

Com o Vento Contrário, a gente tem que lutar, agir, é a fase do conflito, pois há necessidade de mudança. Olhos abertos, mãos agindo.  

E, o Vento Impetuoso é aquele que destrói a ordem estabelecida e coloca sobre a mesa a novidade. Os três ventos nos colocam em processos de libertação e transformação.

Fernando Pessoa agradeceu a experiência da sua existência “Às vezes ouço passar o vento, e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.” E podemos perceber o alerta de como é importante aproveitar a vida na frase isolada de William Shakespeare que diz: “Você diz que ama o vento, mas fecha as janelas quando o vento sopra.” O vento sopra onde quer. E, existem coisas que o vento não consegue levar, as lembranças de boas ações do que fizemos quando era preciso. E, não posso deixar de citar a frase de Sêneca “Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável.”, resume Madson.  

DISCOGRAFIA

O primeiro disco da MERCANTES (2011), leva o nome da banda, de trabalho totalmente autoral,  foi gravado entre junho de 2010 a março de 2011, e produzido pelo experiente Gleison Tulio, músico que já realizou vários trabalhos, dentre eles, trilhas de novelas da Rede Globo e várias apresentações ao lado de grandes nomes da música, como Blitz, Emmerson Nogueira, Wilson Sideral, Pato Fu, 14 Bis, Marcelo D2, Barão Vermelho, Lobão, dentre outros. A música “O que eu quis”, deste disco, foi regravada pela cantora e compositora da Jovem Guarda, Lilian Knapp(Dupla Leno & Lilian), autora de “Devolva-me” regravada por muitos cantores, dentre eles, Adriana Calcanhotto.

O segundo disco, MY WAY (2013) é de releituras e conta com os clássicos, “My way” imortalizado na voz de Frank Sinatra, “Light my fire” (The Doors), “Strawberry Fields Forever”(The Beatles), “Three little birds”(Bob Marley) e mais Janis Joplin, Stones, The Police, John Lennon.

A Mercantes

A Mercantes surgiu em 2011 com o seu primeiro álbum que leva o nome da banda.  E, de lá pra cá, vem conquistando seu espaço. 

Trazendo uma nova proposta para o Pop Rock Nacional, as músicas da banda falam de amor, despedidas, revoltas, cotidiano, brigas, medo, combate ao preconceito, liberdade, inquietação, enfim, temas que povoam o nosso consciente e subconsciente todos os dias.

Facilmente identificamos a forte presença Indie Rock no som da Mercantes, pelas guitarras características, uso de sintetizadores e pitadas de psicodelia.

Em seu primeiro ano de existência a MERCANTES foi classificada para o 2. FESTIFOR(FENAC – Festival Nacional da Canção). No mesmo ano foi escolhida entre mais de 200 bandas para participar do programa Rota Musical da TV Aparecida, em Aparecida do Norte – SP( seleção feita pela site MELODY BOX- site do Rio de Janeiro voltado para apoiar e incentivar financeiramente os artistas independentes a concluirem ações como gravações de músicas, participações em programas de TV, produção de merchandise e etc.). 

No ano de 2015, o clipe “O que eu quis” classificou para o MIAMI WEB FEST, em Miami,  concorrendo na categoria MUSIC VIDEO, sendo o único vídeo clipe com letra da música em português.

Em 2016, a Mercantes classificou para o programa SuperStar da Rede Globo, ficando entre as 36 classificadas das mais de 400 bandas inscritas em Minas Gerais.

 

A Banda já produziu 7 (sete) vídeo clipes: 

  • “O que eu quis” (2012) e “Fugir da dor” (2013) exibidos pelos canais Multishow e Bis; “O que eu quis” teve exibição também no MIAMI WEB FEST,em outubro de 2015, sendo único clipe em língua portuguesa selecionado para o Festival na categora MUSIC VIDEO.
  • “Myway” (2014) (Clássico imortalizado por Frank Sinatra) teve artigo no Portal Internacional de Música “The Music JournalBrazil”, escrito pelo pesquisador musical, jornalista, e membro do GRAMMY, Marcelo de Assis. 
  • “Mercedes-Benz” (2016) clipe que contou com 45 participações pra lá de especiais, dentre elas podemos citar, Mary Leão, Paulo Roberto Prestes, Benny Cohen, Bárbara Bonani, Beto Militani, Elísio Lage, Lilian Knapp, Livian Valias, Marco Brantner e Yann Hatchuel.
  • “A expressão do infinito” (2017) é um clipe que abordou uma temática muito importante, o Autismo. As pessoas precisam conhecer mais sobre a doença para saber lidar com autistas. No final do vídeo clipe tem um texto informativo e muito sensível que foi escrito pela Karen Curi(escritora, mãe do ator mirim que é autista, Tomasz Curi). A música e clipe contaram com a participação da cantora Érika Martins(ex-Penélope / Autoramas). 
  • “Ao seu lado” (2018) é um clipe que teve como objetivo diminuir o preconceito, mostrando a realidade. O enredo mostra um casal de meninas e a dificuldade de enfrentar a família. O clipe foi dirigido e teve o roteiro do diretor de cinema, Pedro Borges.(Pedro Borges formou na New York Films Academy de Los Angeles).
  • O sétimo e último clipe lançado pela Mercantes, “Se Você for Voltar” (2018), teve roteiro e direção de Marcelo Barbosa, também formado na New York Films de Los Angeles. No vídeo, ele dá vida aos personagens de pinturas de quadros, usando efeitos visuais. O vídeo clipe recebeu menção no portal da MTV, considerado por ter um roteiro genial.

 

A música “O que eu quis” foi regravada em 2019 pela cantora e compositora Lilian Knapp, da dupla Leno e Lilian(Jovem Guarda). Lilian é autora de “Devolva-me” que foi regravada pela Adriana Calcanhotto e muitos outros intérpretes da música brasileira como Roberto Carlos.

 

FORMAÇÃO E PROCESSO DE CRIAÇÃO

A MERCANTES  teve início a partir do encontro de seus músicos em outra banda, a Outdoors, cujo trabalho representou um tributo ao The Doors.  A banda conta hoje com:

MADSON GUIMARÃES (voz, violão e guitarra) – vocalista e compositor que, além da Mercantes já cantou em apresentações do Coral regido por Gilvan de Oliveira e por Babaya nos shows  do Milton Nascimento. Pricipais influências: os poetas Jim Morrison, Renato Russo, Cazuza e Raul Seixas. 

ANDRÉ BOMBOM (contrabaixo) – músico peculiar que gravou com Vander Lee e Babaya, e foi  integrante da banda Berimbrown. Influências: Black Music, Samba e Rock dos anos 60 e 70.

ANDRÉ PORTO (Guitarra e voz) – músico experiente, acompanha a cantora Paula Fernandes desde 2010. Tem como principais influências Bob Marley, Pink Floyd, Queen, John Mayer e Jack Johnson.

WARLEY SAN (Bateria) – exímio baterista das extintas Mandrax e Berimbrown. Principais influências: Jeff Pocara(Toto), Phil Collins, Neil Peart(Rush) e João Barone(Os Paralamas do Sucesso).

Também merece ser destacado o processo de produção das músicas da MERCANTES, que não é linear, mas um processo de desconstrução tanto do homem quanto do texto que possibilitou um novo produto, com linguagem simples e profunda que, pode-se dizer, pelo efeito que causa em quem o ouve, trata-se de uma linguagem universal. “Nós utilizamos em nosso trabalho: eletrônicos, efeitos especiais, e um toque de psicodelia. Nossas influências são bem variadas e ricas. Vão de Legião Urbana a Led Zeppelin e entre um e outro há um grande número de nomes nacionais e mundiais do rock”, resume Madson.

ACOMPANHE 

YOUTUBE: www.youtube.com/MERCANTESoficial

SITE: www.bandamercantes.com.br

FANPAGE: www.facebook.com/bandamercantes

INSTAGRAM:  www.instagram.com/mercantes_ 

SPOTIFY: https://open.spotify.com/artist/4UGhsU2y34XyYaR5x0k1hH

DEEZER: https://www.deezer.com/en/artist/10834062 

APPLE MUSIC: https://music.apple.com/us/artist/mercantes/1142335451 

Para outros aplicativos é só digitar MERCANTES

 

CONTATOS:  

Cristina Figueirêdo (Produtora) – (31) 99547 – 2777

MERCANTES WHATSAPP (31) 9233 – 4171

SHOWS:

zurcind@hotmail.com

contato@bandamercantes.com.br


Robson Moraes

Robson Moraes Almeida, Farmacêutico, Bioquimico, Retratista e Editor do Lagoa da Prata Ponto Com

Escreva um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Copias desativadas.