Levantamento mostra 98 % dos focos de mosquito dentro de casa e do comercio
O setor de Vigilância Epidemiológica de Lagoa da Prata divulga resultado 2º LIRAa de Lagoa da Prata – MG
O LIRAa – Levantamento de índice rápido, mede a infestação do Aedes aegypti em todo o município. Realizado entre os dias 01 a 05 de março de 2021, o levantamento nos mostrou que nossa cidade continua em ALTO RISCO.
Visto que 98% dos focos foram encontrados dentro de residências e comércios, e apenas 2% foram encontrados em lotes vagos.
Informamos o porcentual e os recipientes de criadouros do mosquito Aedes aegypti que foram encontrados em nosso município:
Depósitos ao nível do solo: Barril, tambor, poços – 4,4%
Depósitos moveis: Vasos/frascos, pratos, pingadeiras, bebedouro – 41,8
Depósitos fixos: Tanques, obras, borracharias, calhas – 16,5
Pneu: 3,3
Lixo: Recipientes plásticos, garrafas, latas, sucatas – 33%
Depósitos naturais: Flores, arvores – 1,1
Observamos que nosso maior criadouro do mosquito está nos depósitos moveis, estes que na sua maioria são os bebedouros animais, recipiente este que deve ser lavado pelo menos uma vez por semana e trocada a agua todos os dias;
E em segundo lugar o lixo, garrafas, plásticos, estes que devem ser armazenados em locais com cobertura (em casos de catadores de reciclagens), ou devem ser colocados para a coleta diária no respectivo dia do seu bairro.
Vimos que o mosquito está fácil de ser combatido em nosso município, deste que toda a população está disposta em nos ajudar, o cuidado dentro dos imóveis é de extrema importância, jogue fora seu lixo, armazene recicláveis em local adequado, lave seu bebedouro animal, não deixe água parada!!
É importante ressaltar que foram encontrados focos em todos os bairros da cidade, porem, vamos citar os bairros que foram encontrados uma quantidade maior.
Américo Silva
Maria Fernanda II
Gomes
Etelvina Miranda
Parque industrial
Américo Silva
Centro
Santa Eugênia
Monsenhor
Nossa Senhora das Graças
Chico Miranda
Medidas Preventivas:
As ações para combater a dengue são recomendadas pelo programa Nacional de Controle de Dengue (PNCD) do Ministério da Saúde. O trabalho de Rotina dos Agentes de Endemias, é visitar Domicílio e evitar foco e remover reservatório. Em caso de dengue confirmado e notificados, os agentes ainda realizam o bloqueio de transmissão de arboviroses mediante bomba costal. Para Promover o bem estar da sociedade, incluindo o direito a saúde, a nova administração propõe serie de providencias para reduzir a incidência de dengue, entretanto, a população deve ser consciente e contribuir eliminando água estancada, tampando tambores, poços, reservatórios, colocando areia fina nos reservatório dos recipientes de plantas. Necessitamos do apoio dos Cidadãos, porque a Dengue Mata, somente com esforço conjunto com poder publico e a população é que podemos controlar a infestação.
AÇOES:
- Iniciaremos aplicamos do Veneno (FUMACE) na próxima semana no Bairro Américo Silva no qual tem o maior numero de Notificações de Dengue, os cronogramas para os próximos bairros serão divulgados posteriormente;
- Serão contratados mais oito Agentes de Endemias para reestruturar a equipe;
- Está sendo licitada uma empresa para a realização do mutirão de limpeza em todos os bairros da cidade, pois assim teremos um trabalho mais rápido e eficaz;
Escreva um comentário