A novela da Ponte que liga Lagoa da Prata a Luz
Fatos que foram acontecendo entre Maio de 2013 a Agosto de 2017.
Alegrias, tristezas, vitórias da comunidade com ajudas e interferências.
10 de maio de 2013 – O Governador Anastasia assina ordem de serviço para asfaltar o trecho entre Lagoa da Prata a Luz/MG.
30 de maio de 2013 – As maquinas da Cowam começam a chegar para iniciar as obras.
Outubro de 2014 – A antiga ponte de ferro estava muito deteriorada e precisa de uma reforma.
31 de outubro de 2014 – As obras do asfalto são paralisadas.
12 de dezembro 2014 – Uma carreta carregada de brita derrubou a cabeceira da ponte de ferro do lado do município de Luz.
13 de dezembro 2014 – A carreta foi retirada.
01 de Janeiro de 2015 – Fernando Pimentel toma posse como novo governador de Minas Gerais.
10 e 11 de fevereiro de 2015 – O exercito visitou a ponte velha para estudar uma possibilidade de colocar uma ponte móvel no Rio São Francisco.
24 de fevereiro de 2015 – Começam as obras para fazer o reparo na ponte velha.
21 de março 2015 – Foi inaugurado com festa um reparo de madeira que restabeleceu o transito no local.
16 de janeiro 2016 – Ordem Judicial interdita toda ponte velha. Foram colocados impedimentos para a passagem. Estes impedimentos foram desrespeitados. Foram colocados então anteparos soldados com barras de ferro para impedir a passagem.
24 de janeiro 2016 – Um usuário da via com uma cegueta cortou os ferros que impediam a passagem na ponte. Neste sentido liberou-se precariamente a passagem contrariando a ordem judicial de interdição total. Depois de muita conversa foi mantida a interdição judicial apenas para veículos pesados. Os veículos pesados continuavam passando.
30 de janeiro 2016 – Barras de trilho de ferro foram adicionadas a uma determinada altura da ponte para impedir o transito de veículos pesados.
04 de julho de 2016 – Obras da ponte recomeçam.
07 de novembro 2016 – As obras da ponte paralisaram novamente – Entidades lançam nota de repudio.
11 de novembro 2016 – Protesto realizado pela paralisação novamente das obras
16 de novembro 2016 – A ponte do coqueiro foi removida.
Dezembro 2016 – A empreiteira abandona a obra.
Janeiro de 2017 – A segunda empreiteira da licitação é chamada. Neste meio tempo a ponte é liberada sem o consentimento do estado.
19 de fevereiro de 2017 – Aconteceu um acidente com vitima fatal. A ponte estava ainda em obras.
Junho de 2017 – As obras são retomadas
Julho de 2017 – O secretario de obras do estado afirma que a ponte será inaugurada em Agosto.
21 de agosto de 2017 – O DER visita a ponte e a libera para o transito.
22 de março de 2018 – O Governador Fernando Pimentel entrega oficialmente as obras em solenidade em Esteios.
Fim!
Estes foram fatos que foram coletados pela Redação do Lagoa da Prata Ponto Com. Caso conheça algum fato, ou queira comentar algum dos pontos favor entrar em contato
Em 15 de março de 2019 aconteceu um rebaixamento da cabeceira da ponte do lado de Luz. No dia 18 o DER veio fazer vistoria e prometeu reparar o trecho com urgência.
Em abril de 2020 aconteceu novamente um rebaixamento das cabeceiras e foi corrigido pelo DER. Uma inspeção do DER foi realizada na ponte.
Complemento: Em 2005 aconteceu um evento na Câmara Municipal de Lagoa da Prata, chamado “Seminário Lagoa / Luz”, que reuniu 12 prefeitos, 42 vereadores da região, 6 deputados estaduais, 6 deputados federais, fazendeiros e autoridades diversas e diretores de empresas de Lagoa da Prata. A ata deste seminário foi encaminhada ao Governo do Estado de Minas pedindo que o trecho de Lagoa da Prata a Luz fosse asfaltado e que uma nova ponte sobre o Rio São Francisco fosse construida. Comenta-se que este acontecimento foi o marco inicial do Asfaltamento desta rodovia.
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