GeralNotícias

Retrospectiva 2021 by JRMUNEWS

Fontes: EBC / G1 / SBT / Wikipédia

By JRMUNEWS 
Pariquera-Açu-SP/
Pesquisa: https://www.instagram.com/jrmunews


JANEIRO
♦ O ano de 2021 começou com várias mudanças no mundo todo, sobretudo na política. Na Europa, o Reino Unido concluiu o processo do Brexit, a saída da União Europeia. Nos Estados Unidos, a posse de Joe Biden foi marcada por uma série de conflitos incluindo a invasão do Capitólio Americano por manifestantes a favor do candidato derrotado, Donald Trump. A ação deixou quatro pessoas mortas e 50 feridas. Trump, aliás, sofreu um processo de impeachment pelo Congresso Americano. Porém, foi absolvido pelos senadores.

♦ No Brasil, o estado do Amazonas viveu uma crise de saúde provocada pela pandemia de Covid-19, escassez de leitos e, sobretudo, de oxigênio. No dia 12, o governador Wilson Lima afirmou que, só nos estabelecimentos públicos de saúde, a demanda pelo produto tinha aumentado mais de 11 vezes além da média diária de consumo em virtude do crescimento do número de casos de Covid-19. Em Manaus, também se descobriu uma nova variante do novo coronavírus identificada por pesquisadores japoneses em viajantes que estiveram no estado. Inicialmente denominada de P1, a variante passou a se chamar Gamma.

♦ Previsto para ser realizado no fim do ano passado, devido à pandemia de Covid-19, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foi remarcado para janeiro de 2021. Entidades escolares e até mesmo a Defensoria Pública da União solicitaram nova remarcação do exame. Porém, o pedido foi negado pela Justiça. Para garantir a realização da prova, o Inep adotou diversos protocolos de segurança que tiveram de ser seguidos pelos candidatos sob o risco de serem eliminados. A taxa de abstenção foi de 51,5% no primeiro dia de provas e 55,3% no segundo.

♦ No dia 7, o país teve a notícia sobre a eficácia da vacina que estava sendo produzida pelo Instituto Butantan: a CoronaVac. De acordo com o Governo de São Paulo, o imunizante apresentou eficácia mínima de 78%. No mesmo dia, o Ministério da Saúde anunciou assinatura de contrato com o Instituto Butantan para adquirir até 100 milhões de doses da vacina. No dia seguinte (8), o Presidente Jair Bolsonaro enviou uma carta ao primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, na qual solicitava urgência no envio para o Brasil das doses da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca produzidas na Índia. Ainda não havia autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso emergencial de nenhum imunizante no Brasil. Mas, no dia 17 de janeiro, um domingo, a agência se reuniu extraordinariamente para decidir os pedidos de autorização para uso emergencial de vacinas contra a Covid-19. Por unanimidade, os cinco diretores da Anvisa aprovaram o uso emergencial da CoronaVac e da vacina de Oxford (AstraZeneca) contra a Covid-19. Já no caso da Sputnik V, a agência devolveu o pedido de uso emergencial para o laboratório responsável pela vacina. Segundo a Anvisa, o pedido do laboratório para uso emergencial não apresentou os requisitos mínimos para que pudesse ser analisado pela agência. Na manhã do dia seguinte (18), começou a distribuição dos imunizantes para todos os estados. Alguns deles, como Goiás, Piauí, Santa Catarina e São Paulo, iniciaram a vacinação no próprio domingo. Porém, a maioria começou na segunda, dia 20. A vacinação teve início pelos grupos prioritários da chamada Fase 1: trabalhadores de saúde, pessoas institucionalizadas (que residem em asilos) com 60 anos de idade ou mais, pessoas institucionalizadas com deficiência e população indígena aldeada. A enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, foi a primeira brasileira a receber a vacina CoronaVac no Hospital das Clínicas, em São Paulo.

♦ O primeiro mês de 2021 começou fervendo no futebol brasileiro, já que o calendário de 2020 invadiu o ano por conta da pandemia de coronavírus. Nos primeiros dias, foram realizadas as semifinais da Copa Libertadores da América, em dois clássicos entre brasileiros e argentinos. O Palmeiras tinha pela frente o River Plate, enquanto o Santos enfrentaria o Boca Juniors. Na Argentina, o Verdão surpreendeu: venceu por 3 a 0 o duelo de ida e encaminhou a vaga. O Peixe, por sua vez, ficou no empate sem gols. Nos confrontos de volta, o Palmeiras foi derrotado por 2 a 0 no Allianz Parque, mas avançou à decisão por conta da vantagem obtida na Argentina. Já o Santos ganhou por 3 a 0 na Vila Belmiro e também se classificou para a final. A grande decisão brasileira no Maracanã foi realizada no dia 30 de janeiro. O Palmeiras ganhou do Santos por 1 a 0, com gol de Breno Lopes nos acréscimos do segundo tempo, e ficou com o título mais importante do continente.

♦ E ainda em janeiro…
♦ Entra em vigor a Zona de Comércio Livre Continental Africana.
♦ No Brasil, prefeitos eleitos através das eleições do ano passado tomam posse.
♦ Boeing 737-500 da Sriwijaya Air cai após decolagem de Jakarta, Indonésia matando todas as 62 pessoas a bordo.
♦ A Ford, depois de 101 anos, encerra a produção de veículos no Brasil.
♦ Avião de pequeno porte com parte da delegação do Palmas Futebol e Regatas cai logo após a decolagem, quatro jogadores, o presidente da agremiação e o piloto da aeronave morreram.
♦ Nguyễn Phú Trọng é reeleito para um terceiro mandato de cinco anos como Secretário Geral do Partido Comunista do Vietnã.


FEVEREIRO

♦ O mês de fevereiro foi marcado pelo avanço da Covid-19 e de suas novas variantes mesmo com o início da vacinação. Em 26 de fevereiro, o Boletim Observatório Covid-19 trouxe a informação de que a ocupação das unidades de terapia intensiva (UTIs) dedicadas a infectados pelo novo coronavírus chegou ao pior nível desde o início da pandemia, que começou em março de 2020. Em 12 estados e no Distrito Federal (DF), mais de 80% dos leitos Covid-19 estavam ocupados. Enquanto isso, a campanha de vacinação começava a dar os primeiros passos. O Ministério da Saúde concluiu no dia 25 o envio das doses necessárias para a imunização contra Covid-19 de 100% dos idosos de 60 anos ou mais que vivem em asilos e demais idosos acima de 90 anos. Em entrevista coletiva, o então Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que desde o início da campanha haviam sido entregues cerca de 14 milhões de doses de vacina. Ele disse que esperava vacinar 50% da população adulta até junho deste ano e toda a população até o fim do ano. Com cerca de 1,5 mil mortes diárias, diversos governadores resolveram retomar medidas mais drásticas como o toque de recolher e o lockdown.

♦ No dia 23, na volta aos trabalhos da Câmara dos Deputados, o Conselho de Ética decidiu instaurar processo contra a Deputada Flordelis (PSD-RJ), acusada de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019. No dia seguinte, foi escolhido o relator do processo de quebra de decoro: Alexandre Leite (DEM-SP). No dia 24, o plenário da Casa aprovou a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/21, que restringe a prisão em flagrante de parlamentar a casos de crimes inafiançáveis. O texto original da PEC também proíbe a prisão cautelar por decisão monocrática, aquela tomada por um único Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Mas, no dia 26, sem acordo para votação da matéria no plenário, o presidente da Casa, Arthur Lira, decidiu enviar a matéria para análise de uma comissão especial.

♦ Depois de aprovada pela Câmara dos Deputados no dia 10, a lei que confere autonomia ao Banco Central foi sancionada pelo Presidente Jair Bolsonaro no dia 24 de fevereiro. Pelo texto, o presidente e os diretores da autarquia terão mandato de quatro anos não coincidentes com o do Presidente da República. A nova lei estabelece que o Banco Central passa a se classificar como autarquia de natureza especial caracterizada pela “ausência de vinculação a Ministério, de tutela ou de subordinação hierárquica”. Também no dia 24 foi entregue ao presidente da Câmara o projeto que permite a privatização dos Correios. Pelas redes sociais, o Presidente Jair Bolsonaro destacou a importância da proposta. Já a medida provisória de abertura do capital da Eletrobras foi entregue pelo Presidente Jair Bolsonaro ao Congresso no dia 23. Três dias depois, a MP já tinha recebido 570 emendas.

♦ Encerrando o mês, o Brasil lançou o primeiro satélite produzido com tecnologia 100% nacional: o Amazônia 1. O lançamento ocorreu a partir do Centro Espacial Satish Dhawan, na cidade de Sriharikota, na província de Andhra Pradesh, na Índia.

♦ E ainda em fevereiro…
♦ Rodrigo Pacheco (DEM/MG) é eleito presidente do Senado Federal e Arthur Lira (PP/AL) é presidente da Câmara dos Deputados.
♦ O Deputado Federal Daniel Silveira (PSL/RJ) é preso por decisão do Ministro Alexandre de Moraes após parlamentar ter publicado o vídeo onde ele fez ataques, aos Ministros da corte em suas redes sociais.
♦ O cantor Belo é preso pela Polícia Civil do Rio de Janeiro em investigação por apresentação feita no Complexo da Maré apesar das proibições devido à pandemia e invasão à escola onde o evento ocorreu. O cantor foi liberado no dia seguinte através de um habeas corpus.
♦ Um golpe de Estado em Mianmar remove Aung San Suu Kyi do poder e reinstaura uma ditadura militar.
♦ O Canadá se torna o primeiro país no mundo a designar os Proud Boys como uma organização terrorista.
♦ Uma tempestade de inverno atinge a região do Texas, nos Estados Unidos e mata pelo menos 70 pessoas e causa mais de 9,7 milhões de cortes de energia.
♦ A missão espacial Mars 2020 da NASA (contendo o rover Perseverance e o helícóptero com drone Ingenuity) pousa em Marte, na cratera Jezero, após sete meses de viagem.
♦ As Forças Armadas da Armênia pedem a renúncia do primeiro-ministro Nikol Pashinyan, e o governo acusa os militares de uma tentativa de golpe de Estado.
♦ Mais de 300 estudantes são sequestradas de uma escola em Zamfara, na Nigéria.
♦ Após ser derrotado pelo Tigres UANL por 1×0 na semifinal, Palmeiras perde para o Al-Ahly nos pênaltis e termina em quarto lugar na Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2020, sendo a pior campanha de um sul-americano no torneio.
♦ Flamengo conquista o Campeonato Brasileiro da Série A de 2020 na última rodada, sagrando-se bicampeão consecutivo. Mesmo derrotado pelo São Paulo por 2×1 no Estádio do Morumbi, o rubro-negro carioca foi beneficiado pelo empate sem gols entre Internacional e Corinthians no Beira-Rio.


MARÇO

♦ O mês de março começou com 18 estados brasileiros mais o Distrito Federal com ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para Covid-19 em mais de 80%, sendo que dez estavam com ocupação acima de 90%. Com o avanço da pandemia, a busca por mais imunizantes se intensificou. Governadores de 18 estados e do Distrito Federal visitaram as instalações da União Química, que seria responsável por produzir a vacina e pediram celeridade à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aprovação do imunizante. Por parte do Governo, foi sancionada a lei que autorizava a União a aderir à estratégia Covax Facility, aliança internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS) voltada para aquisição e distribuição de vacinas a diversos países. Março também foi o mês da primeira vacinação em massa contra o coronavírus. A escolhida foi a cidade de Serrana-SP. A população participou de estudo clínico do Instituto Butantan para medir a eficácia da CoronaVac contra a disseminação do novo coronavírus. E no fim do mês – mais precisamente no dia 23 – o então Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, deixou o cargo. No lugar dele, assumiu o médico cardiologista Marcelo Queiroga. O novo Ministro destacou a importância de a população se engajar nas medidas de prevenção à Covid-19, incluindo o uso de máscaras e distanciamento social.

♦ Logo no início do mês, o Presidente Jair Bolsonaro zerou a alíquota PIS e Cofins do diesel e do gás de cozinha com o objetivo de diminuir os tributos sobre esses itens e, dessa forma, tentar conter o avanço dos preços. No dia 16, o Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI) decidiu incluir a Eletrobras, os Correios e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) no Programa Nacional de Desestatização (PND).

♦ No início do mês, no dia 4, o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral foi condenado a mais dez anos de prisão, que se somaram a 332 anos de reclusão por crimes de fraudes investigados pela Operação Lava Jato. No mesmo dia, outro ex-governador do Rio, Antony Garotinho, teve a pena aumentada e se tornou inelegível por oito anos. No dia 8, o Ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu anular as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Lava Jato. O Ministro entendeu que a 13ª Vara Federal em Curitiba não tinha competência legal para julgar as acusações.

♦ Também em março, o Presidente Jair Bolsonaro enviou ao Congresso Nacional a medida provisória que institui o Auxílio Emergencial 2021, para atender à população mais vulnerável. O texto prevê o pagamento de quatro parcelas mensais de R$ 250, em média.

♦ E ainda em Março…
♦ A 2ª Turma do STF decidiu, por 3 votos a 2, que o ex-juiz Sergio Moro agiu parcialmente ao condenar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do triplex do Guarujá.
♦ Em movimento considerado inédito, após a demissão do Ministro da Defesa Fernando Azevedo e Silva no dia anterior, o Presidente Jair Bolsonaro se antecedeu aos pedidos de demissão e demitiu os três chefes das Forças Armadas do Brasil: Edson Pujol (Exército), Antonio Carlos Moretti Bermudez (Aeronáutica) e Ilques Barbosa Junior (Marinha).
♦ O Papa Francisco chega ao Iraque para a primeira visita de um papa ao país.
♦ A Suíça aprova, em referendo, a proibição do uso de burcas em seu território nacional, e torna-se o sétimo país europeu a fazê-lo.
♦ Jeanine Áñez, ex-presidente da Bolívia, é presa em Trinidad, acusada de conspiração e terrorismo durante a crise política no país, em 2019.
♦ O Ever Given, um navio porta-contêineres, encalha no Canal de Suez no Egito, causando um congestionamento naval, e, consequentemente, uma interrupção significativa do comércio global.
♦ Ferroviária conquista o título da Copa Libertadores da América de Futebol Feminino de 2020, vencendo o América de Cali no Estádio José Amalfitani, em Buenos Aires, pelo placar de 2×1.
♦ Palmeiras é campeão da Copa do Brasil de 2020, vencendo o Grêmio por 1×0 na Arena do Grêmio e por 2×0 no Allianz Parque.


ABRIL

♦ O avanço do novo coronavírus continuou em níveis críticos no país durante o mês de abril. Boletim da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) publicado no dia 6 confirma que o vírus Sars-CoV-2 e suas variantes permaneciam em circulação intensa em todo o país. No dia 9, a Fiocruz anunciou um aumento de 10% no número de mortes em apenas uma semana. No dia seguinte, foi reportado um aumento de 1.000%, em média, nos casos de Covid-19 em brasileiros com idade entre 30 e 59 anos. No dia 16 um novo boletim alertava que o mês continuaria com a pandemia em níveis críticos. O estudo mostrava que o Brasil voltou a superar a média diária de mais de 3 mil mortes, e, em 12 de abril, chegou ao recorde de 3.123 mortes na média móvel de sete dias, segundo dados do painel monitora Covid-19, da Fiocruz. Em abril, começou a ser paga também a nova rodada do auxílio emergencial com parcelas que variam de R$ 150 a R$ 375.

♦ Suspeito da morte do enteado, o menino Henry Borel Medeiros, de 4 anos, o Vereador do Rio de Janeiro Jairo Souza Santos Junior, o Dr. Jairinho, foi preso no dia 8 de abril, exatamente um mês após a morte da criança. Também teve a prisão decretada a mãe de Henry e namorada do parlamentar, Monique Medeiros. Logo depois da prisão, o casal foi interrogado. No fim da tarde, a polícia disse não ter dúvidas sobre a culpa dos dois na morte do menino. No mesmo dia, o partido Solidariedade, ao qual Jairinho estava vinculado, decidiu expulsá-lo de seus quadros. A mãe de Henry chegou a constituir uma nova equipe de defesa e pediu para ser ouvida em novo depoimento.

♦ No cenário político, no início do mês (6), o Presidente Jair Bolsonaro deu posse a seis novos Ministros: Luiz Eduardo Ramos (Casa Civil), Flávia Arruda (Secretaria de Governo), Walter Braga Netto (Defesa), André Mendonça (Advocacia-Geral da União), Anderson Torres (Ministério da Justiça e Segurança Pública) e Carlos Alberto França (Ministério das Relações Exteriores). No dia 16, foi a vez de trocar o comando da Petrobras. Assumiu o General Joaquim Silva e Luna. Outra decisão importante envolvendo uma estatal foi a inclusão dos Correios no Programa Nacional de Desestatização (PND).

♦ No dia 8, o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso determinou que o Senado adotasse as medidas necessárias para a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar eventuais omissões do Governo Federal no combate à pandemia de Covid-19. Barroso atendeu ao pedido de liminar feito pelos Senadores Jorge Kajuru (GO) e Alessandro Vieira (RS), ambos do Cidadania. Eles alegavam omissão do Senado.

♦ O ex-policial de Minneapolis, nos EUA, Derek Chauvin foi condenado no dia 20 por homicídio no episódio de prisão e morte de George Floyd. Em um confronto mostrado em vídeo, Chauvin, pressionou o joelho no pescoço de Floyd, um homem de 46 anos algemado, por mais de nove minutos, no dia 25 de maio de 2020. Floyd morreu sufocado.

♦ E ainda em Abril…
♦ É aprovado por unanimidade o impeachment do Governador do Estado do Rio de Janeiro Wilson Witzel, acusado de irregularidades na contratação dos hospitais de campanha para o combate à pandemia do novo coronavírus. O ex-juiz ficará inelegível por 5 anos e o Governador em exercício, Cláudio Castro, assume o cargo em definitivo.
♦ Pelo menos 167 pessoas morrem na Indonésia e 42 pessoas em Timor-Leste depois do Ciclone Seroja ter atingido a ilha de Timor.
♦ Guillermo Lasso é eleito presidente do Equador.
♦ Raúl Castro anuncia a renúncia ao cargo de Primeiro-secretário do Partido Comunista Cubano, encerrando mais de 62 anos de governo dos irmãos Castro em Cuba.
♦ No dia 26 foi possível observar durante a noite o fenômeno astronômico superlua rosa.
♦ Pisoteamento no Monte Meron, em Israel, deixa pelo menos 45 mortos e mais de uma centena de feridos.
♦ Flamengo é campeão da Supercopa do Brasil pela segunda vez consecutiva ao vencer o Palmeiras nos pênaltis por 6×5 após empate por 2×2 no tempo regulamentar.


MAIO

♦ O mês de maio começou com uma notícia que foi um alento para o combate à pandemia de Covid-19. Um estudo liderado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) mostrou que a porcentagem de mortes de idosos com 80 anos ou mais caiu pela metade no Brasil após o início da vacinação contra a Covid-19. O percentual médio de vítimas nessa faixa etária era de 28% em janeiro, quando teve início a vacinação, e caiu para 13% em abril deste ano. Maio foi também o mês em que as primeiras doses da Comirnaty, a vacina da Pfizer, chegaram aos Estados brasileiros. Um milhão de doses foram distribuídas àqueles que tinham condições de armazenar o imunizante, que precisava ser mantido em temperaturas mais baixas. Também chegou ao Brasil a primeira remessa dos imunizantes do consórcio Covax Facility. Os Governadores ainda tentaram trazer a vacina russa – Sputnik V – para o Brasil. Ainda aguardando o aval da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), os Estados já haviam encomendado 66 milhões de doses da vacina. E pediram à agência nova análise do imunizante. A vacinação sofreu mudanças depois que uma gestante morreu de trombose após ter tomado a vacina do laboratório Oxford/AstraZeneca. Mesmo com o caso em investigação, a Anvisa recomendou a suspensão da vacinação em grávidas, e o Ministério da Saúde também decidiu pela suspensão. Mais para o fim do mês, duas notícias representaram um alento no combate à pandemia: graças à vacinação de metade da população, os Estados Unidos puderam presenciar a queda nos casos de Covid-19 no país. No Brasil, a vacinação em massa na cidade de Serrana-SP fez com que os casos da doença na cidade despencassem: com 75% da população vacinada, as internações caíram 86%.

♦ O mês de maio deu início às oitivas na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia. No dia 4, os Senadores ouviram o primeiro depoente, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta. Ele fez um balanço de sua gestão e das medidas que sua pasta tomou no início da pandemia de Covid-19. No dia seguinte, foi a vez de outro ex-líder da pasta, Nelson Teich, que ficou apenas um mês no cargo. Teich disse que abandonou o Ministério quando percebeu que não teria autonomia para conduzir a pasta.

♦ No início do mês (dia 4), a cidade de Saudade-SC viveu uma tragédia. Um jovem de 18 anos invadiu uma creche na cidade e matou cinco pessoas: duas professoras e três crianças. Uma terceira criança foi ferida, mas se recuperou.

♦ Também no dia 4, a Polícia Civil do Rio de Janeiro indiciou por homicídio duplamente qualificado o Vereador Jairo Souza Santos Júnior, conhecido como Dr. Jairinho, e a professora Monique Medeiros, padrasto e mãe de Henry Borel, de 4 anos, morto no dia 8 de março devido a uma hemorragia provocada por ação violenta.

♦ Também no mês de maio, a juíza do 3º Tribunal do Júri de Niterói, Nearis dos Santos Carvalho Arce, decidiu que a Deputada Federal Flordelis, acusada de ter assassinado o próprio marido, Anderson do Carmo, irá a júri popular. A juíza também decidiu manter a prisão de todos os acusados de envolvimento no crime.

♦ Uma operação policial realizada na favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, terminou com a morte de 25 pessoas, entre elas um policial civil. Batizada de Exceptis, a ação tinha o objetivo de combater grupos armados de traficantes de drogas que estariam aliciando crianças para o crime. A polícia negou as acusações e disse que as mortes ocorreram devido ao confronto com os criminosos. A Organização das Nações Unidas (ONU) pediu para o Ministério Público que realizasse uma investigação independente, completa e imparcial dos fatos.

♦ Um dia após o impeachment do então Governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, o vice Claudio Castro assumiu o Governo. Em seu discurso, Castro prometeu reconstruir o Estado com austeridade nas contas públicas, recuperar a confiança dos investidores, gerar empregos, lutar contra a fome e a Covid-19 e reduzir índices de violência do Estado.

♦ E ainda em Maio…
♦ Desabamento de trecho elevado do Metrô da Cidade do México deixa pelo menos 23 pessoas mortas e cerca de 70 feridas.
♦ Manifestações em Israel resultam em uma batalha, parte da Guerra Israel-Palestina.
♦ Israel atinge a Faixa de Gaza com ataques aéreos, enquanto o Hamas dispara foguetes contra o território israelense.
♦ São celebradas eleições para a Convenção Constitucional no Chile, cujo objetivo será redigir uma nova Constituição para o país.
♦ Após pressão internacional e um saldo de quase 250 mortes, Israel adere à um acordo de cessar-fogo para encerrar o conflito com militantes palestinos em Gaza
♦ Na Bielorrússia, jornalista Raman Pratasevich é preso depois que voo Ryanair 4978 é forçado a pousar no Aeroporto Nacional de Minsk devido a um falso alerta de bomba.
♦ Queda de teleférico perto do Lago Maior, Itália, mata 14 pessoas.
♦ Com o resultado de 1×0, o Chelsea vence o Manchester City na final e se torna o campeão pela segunda vez da Liga dos Campeões da UEFA.
♦ São Paulo é campeão do Campeonato Paulista após 16 anos na vitória sobre o Palmeiras por 2×0 no Estádio do Morumbi, quebrando um jejum de 9 anos sem títulos oficiais.
♦ O piloto Hélio Castroneves vence pela quarta vez as 500 Milhas de Indianápolis.
♦ Após a desistência de Argentina e Colômbia, a CONMEBOL anuncia o Brasil como sede da Copa América de 2021.


JUNHO

♦ Parte do mês de junho foi marcada por uma caçada ao foragido Lázaro Barbosa, que durou 20 dias. No dia 10, o criminoso assassinou quatro pessoas da mesma família em uma chácara no Distrito Federal. Uma quinta vítima teria sido feita refém em Goiás. Ele ainda baleou três pessoas no município de Cocalzinho de Goiás, onde se concentraram as buscas. Quase 300 policiais participaram das ações. No dia 28, o fugitivo foi baleado e morreu durante uma troca de tiros com agentes que tentavam capturá-lo em Águas Lindas-GO.

♦ No dia 16, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou os estados do Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Amapá, Paraíba e Goiás a fazerem a importação emergencial da vacina russa Sputnik V.

♦ Em 26 de junho, foi confirmado o primeiro caso da variante Delta no Brasil, uma mulher grávida, de 42 anos. Ela tinha vindo do Japão para Apuracana-PR, e morreu em 18 de abril. O Brasil registra a marca de 500.000 mortos decorrente da pandemia de Covid-19. No exterior, Nova York suspendeu as últimas restrições contra a Covid-19 depois que 70% da população já estava vacinada.

♦ O imunizante indiano Covaxin contra a Covid-19 esteve nos holofotes em junho. Logo no início do mês, no dia 4, a vacina teve a sua importação autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Anvisa não autorizou o uso emergencial da vacina, apenas a utilização de quantitativos específicos sob condições controladas. Em oportunidade anterior, a agência já havia negado o mesmo pedido. Porém, a importação tomou novos rumos com a denúncia, no dia 25, do servidor do Ministério da Saúde Luis Ricardo Miranda, que, em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, no dia 25, disse ter sofrido uma “pressão incomum” para finalizar os trâmites da compra. A denúncia foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 28 e teve como relatora a Ministra Rosa Weber. Diante disso, no dia 29, o Governo suspendeu a compra do imunizante. Segundo o Ministério da Saúde, a orientação foi da Controladoria-Geral da União (CGU) e nenhum recurso foi gasto com a compra. No dia 30, a Anvisa suspendeu o prazo de avaliação do uso emergencial da Covaxin.

♦ No dia 30, foi a vez de o empresário Carlos Wizard prestar depoimento à CPI. Porém, amparado por um habeas corpus do Supremo, o depoente se manteve calado.

♦ No dia 13, eleitores de Sidrolândia-MS, Nova Pata do Iguaçu-PR, Petrolândia-SC, Campestre-MG e Espera Feliz-MG foram às urnas para escolher novos Prefeitos, já que os eleitos em 2020 tiveram o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral.

♦ Na Câmara, derrotas para os Deputados Flordelis (PSD-RJ) e Daniel Silveira (PSL-RJ). A primeira teve a cassação recomendada pelo relator de seu processo no Conselho de Ética da Casa. Já Silveira, até então em prisão domiciliar pela prática de agressões verbais e ameaça aos Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), foi novamente conduzido ao regime fechado por decisão do Ministro da Corte Alexandre de Moraes. A decisão foi motivada pelo não pagamento da fiança estipulada em R$ 100 mil e por violações na tornozeleira eletrônica.

♦ No dia 21, a Câmara aprovou, em sessão extraordinária, o texto-base da medida provisória que prevê a privatização da Eletrobras. O relator justificou a aprovação da medida em virtude da perda da capacidade de investimentos da empresa. A matéria, seguiu, então, para sanção presidencial.

♦ E ainda em Junho…
♦ Ricardo Salles deixa o Ministério do Meio Ambiente. O Presidente Jair Bolsonaro nomeia Joaquim Alvaro Pereira Leite para substituí-lo.
♦ Uma severa onda de frio atingiu o Brasil. O fenômeno foi causado por um vórtice polar, um ciclone extratropical e a tempestade subtropical Raoni. Posteriormente, 13 pessoas morreram por conta do evento climático.
♦ Tripulação da Shenzhou 12 é enviada para a Estação Espacial Tiangong numa missão de três meses, na primeira missão espacial tripulada da China desde 2016.
♦ Parte de um prédio em Surfside, na cidade de Miami, nos Estados Unidos, sofre colapso e deixa ao menos 95 mortos.
♦ Depois de 32 anos, o apresentador Fausto Silva deixa a TV Globo e o comando do Domingão, que é substituído pelo antigo quadro do programa Super Dança dos Famosos por tempo determinado, sendo apresentado por Tiago Leifert.
♦ A Seleção Brasileira de Voleibol Masculino conquista o primeiro título da Liga das Nações de Voleibol vencendo a Polônia por 3 sets a 1, onze anos depois da conquista da extinta Liga Mundial de Voleibol.


JULHO

♦ O início do mês começou mostrando os resultados do avanço da vacinação com redução de mortes e ocupação de unidades de terapia intensiva (UTI) em queda. No dia 2, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que o número de óbitos por Covid-19 atingiu o mesmo nível de 9 de março de 2021.

♦ No dia 5, o Presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto prorrogando por mais três meses o pagamento do auxílio emergencial. Com isso, o benefício, que terminaria em julho, foi estendido até outubro.

♦ No primeiro dia do mês, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia ouviu o policial militar e vendedor autônomo Luiz Paulo Dominguetti. Ele foi convocado após conceder uma entrevista em que afirmou ter recebido uma proposta de propina para fechar contrato de compra de vacina contra a Covid-19, com o Ministério da Saúde. A proposta, segundo Dominguetti, era de US$ 1 pela venda de cada uma das 400 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca. No dia 15, foi a vez do representante da empresa Davati Medical Supply no Brasil, Cristiano Carvalho, citado por Dominguetti, prestar depoimento à CPI. Ele disse que foi procurado pelo então diretor de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Dias, para tratar da compra de vacinas. No dia 7, Dias foi ouvido pela CPI e negou as acusações apresentadas por Dominguetti. O ex-diretor, no entanto, confirmou que recebeu e-mail da empresa que ofereceu a vacina indiana Covaxin. Porém, áudios vazados pela imprensa que mostravam uma conversa de Dominguetti com outra pessoa – na qual ele confirma o encontro com Dias no dia 25, quando ambos estiveram juntos no restaurante – levaram o presidente da CPI, Omar Aziz, a acusar Dias de perjúrio e prendê-lo por esse motivo. O ex-diretor só foi liberado somente no fim do dia mediante pagamento de fiança de R$1,1 mil. Como desdobramento das oitivas da CPI no mês de junho, a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu a abertura de inquérito sobre a suposta prática do crime de prevaricação do Presidente Jair Bolsonaro no caso da vacina indiana Covaxin. No dia 14, a diretora técnica da Precisa Medicamentos, Emanuela Medrades foi ouvida pela CPI. Ela disse não haver ilegalidade na negociação da Covaxin. No dia anterior, amparada por habeas corpus do STF, Emanuela se recusou a responder aos questionamentos dos Senadores.

♦ No dia 4, o Papa Francisco passou por uma cirurgia para retirada de parte do cólon. No dia seguinte, o Vaticano divulgou que o pontífice estava em bom estado geral. A operação foi realizada para tratar uma estenose diverticular sintomática do cólon, doença que faz bolsas sobressaírem da camada muscular do colón e a estreitarem. O pontífice deixou o hospital no dia 14.

♦ O Presidente do Haiti, Jovenel Moise, foi brutalmente assassinado no dia 7. Depois disso, o país presenciou uma escalada da violência.

♦ No dia 8, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, determinou que o Governo retirasse as forças militares norte-americanas do Afeganistão até 31 de agosto.

♦ E ainda em Julho…
♦ O presidente Jair Bolsonaro é diagnosticado com uma obstrução intestinal e é internado em Brasília. Horas depois foi transferido para São Paulo para realizar novos exames.
♦ O cantor DJ Ivis é preso em Fortaleza-CE após a sua ex-esposa, Pamella Holanda, divulgar vídeos dela sendo agredida pelo artista em uma rede social.
♦ Um incêndio atinge um galpão da Cinemateca Brasileira, em São Paulo.
♦ Após quase seis anos fechado em reforma, o Museu da Língua Portuguesa é reinaugurado em São Paulo. O local sofreu um incêndio em 2015, que destruiu parte do prédio.
♦ Parte de um prédio em construção em Washington, D.C, capital estadunidense, desabou, tendo apenas cinco feridos.
♦ Uma onda de protestos após a prisão do ex-presidente da África do Sul, Jacob Zuma, deixam ao menos 70 mortos e centenas de presos.
♦ Cubanos iniciam uma série de protestos contra o regime comunista, a maior em 30 anos.
♦ Pedro Castillo é proclamado presidente eleito do Peru.
♦ Pirs, módulo da Estação Espacial Internacional, é descartado 19 anos após seu lançamento.
♦ Final da Copa América de 2021 teve a Argentina como campeã ao vencer o Brasil no Maracanã, quebrando um jejum de 28 anos sem títulos oficiais.
♦ Final do Campeonato Europeu de Futebol de 2020 (Eurocopa 2020), tendo a Itália como campeã.
♦ Início dos Jogos Olímpicos de Verão de 2020 em Tóquio, no Japão.
♦ Nas Olimpíadas de Tóquio, o potiguar Ítalo Ferreira conquista a primeira medalha de ouro do Brasil no surfe masculino, derrotando o japonês Kanoa Igarashi.
♦ Nas Olimpíadas de Tóquio, a paulista Rebeca Andrade se torna a primeira medalhista olímpica da ginástica feminina do Brasil, conquistando a medalha de prata.


AGOSTO

♦ Depois de seis meses seguidos com uma média de mais de mil mortes diárias por Covid-19, o Brasil registrou, no dia 2, o terceiro dia consecutivo com a média móvel abaixo desse patamar, segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). No dia 4, o Governo de São Paulo informou que, na semana anterior, 346 das 645 cidades do Estado de São Paulo não registraram óbitos por Covid-19, ou seja, mais da metade. No dia 11, foi anunciado que, pela primeira vez desde outubro de 2020, as unidades de terapia intensiva (UTIs) tiveram ocupação abaixo de 80%.

♦ Agosto foi o ápice do debate acerca do voto auditável. No dia 1º, atos ocorrem em várias cidades, principalmente nas capitais, pedindo o voto impresso nas eleições de 2022. No dia 10, o plenário da Câmara rejeitou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 135/19, que tornaria obrigatório o voto impresso. Foram 229 votos favoráveis e 218 contrários. Para que fosse aprovada, a PEC precisava de, no mínimo, 308 votos em dois turnos de votação. No dia 9, o Presidente Jair Bolsonaro entregou à Câmara dos Deputados a medida provisória (MP) para alterar alguns programas sociais, inclusive o Bolsa Família, que, com as mudanças, passaria a se chamar Auxílio Brasil e reuniria seis benefícios sociais. No dia 11, foi a vez de a PEC 125/11, que prevê mudanças nas regras eleitorais, ser aprovada pela Casa. O plenário da Câmara dos Deputados decidiu, por 437 votos favoráveis, 7 contrários e 12 abstenções, cassar a Deputada Flordelis (PSD-RJ). A parlamentar é acusada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019, em Niterói-RJ. No dia 13, a Justiça decretou a prisão de Flordelis.

♦ Cerca de 15 dias antes da data anunciada pelo Presidente americano, Joe Biden, para a retirada das tropas americanas do Afeganistão, os talibãs retomaram, no dia 15, o controle da capital do país, Cabul. O movimento extremista voltou ao poder depois de 20 anos e, antes de Cabul, já tinha retomado o controle de outras importantes cidades afegãs. No dia seguinte, o aeroporto de Cabul viveu um verdadeiro cenário de horror: desesperados, milhares de civis tentaram escapar nos voos que retirariam militares americanos do país. Vários chegaram a cair da aeronave em decolagem. Mesmo diante do caos instalado, Joe Biden foi irredutível em sua decisão de retirada das tropas americanas.

♦ E ainda em Agosto…
♦ O ex-deputado Roberto Jefferson é preso no Rio de Janeiro acusado pelo Supremo Tribunal Federal de incitação à violência.
♦ Ao menos 20 bandidos fortemente armados causam uma série de crimes durante a madrugada em Araçatuba-SP. Os criminosos queimaram veículos, explodiram três bancos, usaram reféns como escudo humano e trocaram tiros com a polícia por mais de duas horas. Duas pessoas morreram e pelo menos seis ficaram feridas.
♦ Funcionários da RedeTV! decidem entrar em greve. O motivo seria a falta de reajuste salarial, que não acontece desde 2018.
♦ Barcelona anuncia a saída do jogador argentino Lionel Messi.
♦ Nas Olimpíadas de Tóquio, Rebeca Andrade conquista a segunda medalha de ouro do Brasil no salto em ginástica artística. Com esse feito, Andrade também se tornou a primeira brasileira a ganhar duas medalhas em uma única olimpíada.
♦ A dupla Martine Grael e Kahena Kunze conquistam a terceira medalha de ouro do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio, na modalidade vela.
♦ A nadadora Ana Marcela Cunha conquista a quarta medalha de ouro do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio, na maratona aquática.
♦ Na categoria C1 1.000m, o canoísta Isaquias Queiroz conquista a quinta medalha de ouro do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio.
♦ O boxeador baiano Hebert Conceição conquista a sexta medalha de ouro do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio com um nocaute no ucraniano Oleksandr Khyzniak.
♦ A Seleção Masculina de Futebol conquista a sétima medalha de ouro do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio e o bicampeonato olímpico na modalidade ao vencer a Espanha por 2×1 na prorrogação.
♦ Fim dos Jogos Olímpicos e início dos Jogos Paralímpicos de Verão de 2020 no Japão.
♦ Um terremoto de 7.2 graus na Escala Richter atinge o Haiti.


SETEMBRO

♦ O mês de setembro veio carregado de esperanças trazidas com o avanço da vacinação e queda dos óbitos por Covid-19. No dia 3, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que as mortes pela doença estavam em queda havia dez semanas seguidas e chegaram à média diária de 670. No ápice da pandemia, em abril, esse número era de 3 mil. No fim do mês, a trajetória de queda continuou sendo confirmada pelo boletim InfoGripe, da Fiocruz. Novamente, o número de casos alcançava o menor patamar desde o início da pandemia.

♦ No dia 21 de setembro, o Presidente Jair Bolsonaro abriu a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Tradicionalmente, o Brasil é o primeiro país a fazer o pronunciamento na reunião. Nos discursos, ele disse que o Brasil está trabalhando na atração de investimentos da iniciativa privada e que o país possui “tudo o que investidor procura”. No mesmo dia, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou que testou positivo para a Covid-19. Queiroga estava na comitiva presidencial e anunciou que teria de ficar em quarentena nos Estados Unidos.

♦ No dia 2, o Presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos, o projeto que revoga a Lei de Segurança Nacional e que cria um capítulo no Código Penal para crimes contra o Estado Democrático de Direito.

♦ No dia da independência do Brasil, Bolsonaro participou de atos pró-governo e fez críticas a opositores. No mesmo dia, foram registradas em várias cidades manifestações contrárias ao Presidente. Tanto o Presidente do Supremo, Luiz Fux, quanto o do TSE, Luís Roberto Barroso, rebateram declarações de Bolsonaro. Diante da situação, o Presidente disse que não teve a intenção de agredir outros Poderes e divulgou nota oficial sobre o assunto.

♦ No dia 29, a Justiça do Rio de Janeiro confirmou que a ex-deputada federal Flordelis e mais nove acusados de envolvimento na morte do pastor Anderson do Carmo serão submetidos a júri popular.

♦ Após a saída dos Estados Unidos do Afeganistão, o Governo americano informou, no dia 17, que um ataque de drones em Cabul no mês anterior matou até dez civis, incluindo sete crianças. Eles lamentaram o fato que consideraram trágico. Organizações denunciaram que direitos de mulheres e crianças estavam sendo violados.

♦ E ainda em Setembro…
♦ 7 pessoas morreram após queda de avião de pequeno porte em Piracicaba-SP. Entre as vítimas na aeronave estava o empresário Celso Silveira Mello Filho, sua esposa e os três filhos do casal. O piloto e o copiloto também faleceram.
♦ Ataque terrorista em um supermercado ocorre na cidade de Auckland, na Nova Zelândia, ferindo 6 pessoas e ocasionando a morte do perpetrador.
♦ Fim dos Jogos Paralímpicos de Verão de 2020 no Japão.
♦ Ataque de um ex-militar americano acaba em 4 mortes em Lakeland na Flórida, nos Estados Unidos.
♦ Um golpe de Estado na Guiné remove o Presidente Alpha Condé do poder e instaura uma ditadura militar, liderada pelo tenente-coronel Mamady Doumbouya.
♦ Nos Estados Unidos, é realizada uma série de homenagens às vítimas dos ataques de 11 de setembro de 2001, 20 anos depois de terem ocorrido.
♦ SpaceX lança a Inspiration4, a primeira missão espacial com uma tripulação não governamental e a 16º totalmente civil.
♦ Vulcão Cumbre Vieja entra em erupção na ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias, ocasionando a destruição de casas e expelindo poeira incandescente após explosões violentas.
♦ Rebelião em um presídio de Guaiaquil, Equador, deixa ao menos 118 mortos e 52 feridos.


OUTUBRO

♦ O Brasil atingiu, no dia 8 de outubro, a marca de 600 mil vidas perdidas para a Covid-19. Porém, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontou a desaceleração dos casos e mortes causados pela doença. Logo no dia 1, estudo mostrou redução nos números absolutos de óbitos de 42,6% e de internações de 27,7%. No dia 19, foi anunciado que, seis meses após o registro da maior média móvel de mortes durante a pandemia, verificado em 19 de abril, em outubro a queda no número de óbitos foi de quase 90% – tendência que se acumulava desde junho.

♦ A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia no Senado encerrou no fim do mês, mais precisamente no dia 26. O documento final, elaborado pelo relator da comissão, Renan Calheiros (MDB-AL), continha 1.299 páginas e pedia o indiciamento de 78 pessoas, entre elas o Presidente da República, Jair Bolsonaro.

♦ O Ministério Público de São Paulo (MPSP) passou a investigar denúncias de que a operadora de saúde Prevent Senior, teria utilizado o chamado kit Covid em pacientes que acabaram morrendo. O órgão investiga a relação entre as mortes e a administração dos medicamentos.

♦ O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) aprovou, por unanimidade, no dia 29, o congelamento do valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado nas vendas de combustíveis por 90 dias, como forma de tentar conter a alta nos preços.

♦ Uma investigação de um consórcio internacional de jornalistas com base em documentos vazados – chamada de Pandora Papers – revelou a existência de offshores no nome do Ministro da Economia, Paulo Guedes, e do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. No mesmo dia em que as informações foram divulgadas, os Ministros disseram que as empresas foram declaradas à Receita Federal, à Comissão de Ética Pública e às demais autoridades brasileiras competentes e que não havia violação à legislação.

♦ No início do mês, no dia 4, o Facebook, o WhatsApp e o Instagram ficaram inacessíveis no início da tarde e começaram a ser restabelecidos para os usuários apenas por volta das 19h20 do mesmo dia.

♦ E ainda em Outubro…
♦ É anunciada a criação do União Brasil, partido fundado a partir da fusão entre o Democratas (DEM) e o Partido Social Liberal (PSL).
♦ Ocorre a abertura da Expo 2020, que estava programada para ocorrer no dia 20 de outubro de 2020 porém foi adiada devido à pandemia de Covid-19.
♦ A atriz Yulia Peresild e o diretor Klim Shipenko foram lançados na Soyuz MS-19 à Estação Espacial Internacional com o objetivo de filmarem alguns minutos do filme Vyzov.
♦ A Organização Mundial da Saúde libera a vacina contra a Malária. Essa é considerada uma conquista histórica.
♦ Atentado terrorista em uma mesquita na cidade de Kanduz, no Afeganistão, resulta em 66 mortes e mais de 100 feridos. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ataque.
♦ Foi realizado o último voo da Alitalia, companhia aérea italiana.
♦ Durante as filmagens do filme Rust, em New Mexico, o ator Alec Baldwin dispara uma arma de fogo verdadeira e acaba matando acidentalmente a diretora de fotografia Halyna Hutchins. O diretor Joel Souza também ficou ferido no acidente.
♦ Militares sudaneses lançam um golpe contra o Governo. O primeiro-ministro Abdalla Hamdok é colocado em prisão domiciliar, o Presidente Abdel Fattah Al-Burhan declara estado de emergência e anuncia a dissolução do Governo.
♦ França conquista a Liga das Nações da UEFA de 2020–21.


NOVEMBRO

♦ Logo no primeiro dia do mês foi alcançado novo marco no combate à pandemia de Covid-19: a média móvel de óbitos era a menor desde abril de 2020. Foram registrados 311,43 óbitos na média móvel de sete dias. No dia 15, o hospital referência do Rio de Janeiro no tratamento da Covid-19 zerou as internações. No dia 22, as mortes diárias por Covid-19, segundo a média móvel de sete dias, ficaram abaixo de 200. No fim do mês, o mundo voltou ao cenário de incertezas com uma nova variante do vírus: a Ômicron. Vinda da África, a nova variante preocupa a Organização Mundial de Saúde (OMS).

♦ O Governo anunciou que começaria a pagar o Auxílio Brasil em novembro deste ano. E no dia 11 o Presidente Jair Bolsonaro editou um decreto que prevê que todas as famílias atendidas pelo Bolsa Família seriam migradas para o novo benefício automaticamente. Importante para viabilizar o pagamento do novo auxílio, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios foi aprovada em primeiro turno pela Câmara dos Deputados no dia 4. De lá, a PEC seguiu para o Senado. No dia 17, a Caixa começou o pagamento do Auxílio Brasil.

♦ O início do mês foi marcado por um leilão muito esperado, o da quinta geração de telefonia móvel, ou 5G. A faixa mais procurada foi arrematada, no dia 4, por Claro, Vivo e TIM. No total, o leilão arrecadou R$ 47 bilhões. O termo para concessão das frequências foi assinado no dia 7. De acordo com o Ministro das Comunicações, Fábio Faria, o leilão foi um dos processos licitatórios mais importantes do Governo Federal e o “maior certame de radiofrequências da América Latina”.

♦ No dia 8, 29 funcionários do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pediram exoneração ou dispensa do cargo em comissão ou função comissionada para os quais foram designados como titulares ou substitutos. Diante dessa situação, dúvidas se colocaram em relação à realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Presidente Jair Bolsonaro garantiu que o exame seria realizado com tranquilidade. O Tribunal de Contas da União (TCU) chegou a abrir um processo para analisar os problemas na gestão do Inep. A decisão foi pelo não afastamento do presidente do instituto, Danilo Dupas. As provas do Enem ocorreram de forma tranquila tanto no primeiro quanto no segundo dia de provas. O resultado será divulgado em fevereiro.

♦ No dia 9, o Deputado Federal Daniel Silveira teve a prisão relaxada. Silveira estava preso desde fevereiro por ameaçar juízes do Supremo Tribunal Federal (STF). Destino diferente teve Monique Medeiros, mãe do menino Henry Borel, de 4 anos, morto em 8 março deste ano. O STF negou o pedido liminar de relaxamento de prisão preventiva dela.

♦ E ainda em Novembro…
♦ Casa de três andares desaba no Morro do Salgueiro, Zona Norte do Rio de Janeiro, matando uma pessoa e ferindo outras três.
♦ Operação policial do BOPE no Complexo do Salgueiro em São Gonçalo-RJ deixa nove mortos.
♦ Abertura da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021, também conhecida como COP26, em Glasgow, na Escócia.
♦ Wang Yaping torna-se a primeira mulher chinesa a realizar uma caminhada espacial durante a Shenzhou 13.
♦ Rússia destrói o satélite Kosmos 1408 durante o teste de uma arma antissatélite, cujos detritos espaciais levam à tripulação da Expedição 66 a abrigar-se nos módulos de retorno à Terra.
♦ Barbados se torna uma República nesta data, em seu 55º aniversário de independência.
♦ Palmeiras conquista a Copa Libertadores da América pela segunda vez consecutiva ao vencer o Flamengo na prorrogação pelo placar de 2×1 na final realizada no Estádio Centenario de Montevidéu.
♦ Botafogo conquista o Campeonato Brasileiro da Série B, vencendo o Brasil de Pelotas por 1×0 na 37ª rodada do certame.
♦ Corinthians conquista o título da Copa Libertadores de Futebol Feminino pela terceira vez, vencendo o Independiente Santa Fe por 2×0 na final realizada no Grand Parque Central, em Montevidéu.
♦ Athletico Paranaense conquista o título da Copa Sul-Americana ao vencer o Red Bull Bragantino pelo placar de 1×0 na final realizada no Estádio Centenario de Montevidéu.


DEZEMBRO

♦ O Brasil iniciou o mês de dezembro com 90% da população vacinada com 1ª dose da vacina contra a Covid-19. Já a porcentagem de pessoas com o esquema vacinal completo chegou a 79,03%, de acordo com o Ministério da Saúde. No mesmo dia, a pasta confirmou cinco casos da variante Ômicron, que começou a ser disseminada em novembro. No dia 9, o Governo determinou que, a partir do dia 11, todos que entrassem no Brasil por via aérea, teriam de apresentar documentos de teste negativo para a Covid-19 e comprovante de vacinação. Caso contrário precisariam passar por uma quarentena de cinco dias na cidade de destino. Porém a medida foi suspensa devido a um ataque hacker ao site do Ministério da Saúde e ao aplicativo do ConecteSUS. No dia 23, o aplicativo foi restabelecido. No dia 16, a Anvisa aprovou o uso da vacina da Pfizer-BioNTech, para crianças com idade de 5 a 11 anos. No dia 23, o Ministério da Saúde abriu uma consulta pública para ouvir a opinião da população sobre o tema e tomar a decisão no dia 5 de janeiro. O Brasil anunciou a doação de 500 mil doses de vacinas contra a Covid-19 ao Paraguai.

♦ Quase nove anos depois do incêndio da Boate Kiss, ocorrido em Santa Maria-RS e que matou 242 pessoas e deixou 636 feridas, teve início o julgamento dos acusados do incidente. Após 10 dias de julgamento as penas para os réus foram de 18 a 22 anos de prisão.

♦ No dia 2, o Senado aprovou a Medida Provisória que criou o programa Auxílio Brasil e que já havia sido aprovada pela Câmara. A Caixa começou a pagar o auxílio no dia 10. No mesmo dia, com uma votação folgada, os Senadores aprovaram a PEC dos Precatórios, essencial para a viabilização de recursos para o programa. No dia 15 houve a promulgação. No dia 21, o Congresso Nacional aprovou o relatório final do projeto de lei orçamentária de 2022. O Orçamento prevê valor total da despesa para 2022 de R$ 4,82 trilhões, dos quais R$ 1,88 trilhão referem-se ao refinanciamento da dívida pública.

♦ Depois de ficar parada por cerca de quatro meses nas mãos do presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), o ex-advogado geral da União, André Mendonça, foi finalmente sabatinado e teve o nome aprovado: 18 votaram a favor de Mendonça, outros 9 contra. No mesmo dia seu nome foi a Plenário, onde foi aprovado com o placar de por 47 votos a 32. Mendonça assumiu a cadeira no Supremo no último dia 16.

♦ A Câmara aprovou programa para dívidas de micro e pequenas empresas. Contribuinte terá descontos sobre juros, multas e encargos proporcionalmente à queda de faturamento no período de março a dezembro de 2020 em comparação com 2019.

♦ A companhia aérea ITA suspendeu suas operações no Brasil na noite do dia 17, alegando uma reestruturação interna. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disse que, até o dia 21, 430 pessoas que haviam comprado passagens de voos da ITA foram reacomodadas em aviões de outras empresas aéreas, e 7 mil passageiros estavam “em processo de reembolso”.

♦ No dia 22, o Presidente Jair Bolsonaro sancionou lei que destina R$ 300 milhões para o Auxílio Gás. O benefício alcançará mais de 5 milhões de famílias de baixa renda, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

♦ A República Democrática do Congo declarou no dia 16 o fim do 13º surto de ebola no país, que começou no dia 8 de outubro e causou seis mortes na província do nordeste do Kivu do Norte.

♦ No dia 20, ex-líder estudantil Gabriel Boric vence as eleições no Chile. Boric é o Presidente mais jovem da história do Chile; José Kast, que disputou com Boric no segundo turno, reconheceu derrota e congratulou adversário em redes sociais. Na mesma data, o Fórum Econômico Mundial de 2022 é adiado em razão da variante Ômicron. Evento estava marcado para ocorrer de 17 a 21 de janeiro, em Davos, na Suíça.

♦ Em comunicado divulgado no dia 21, Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a utilização de emergência da vacina NuvaxovidTM contra a Covid-19, passando a lista a contar agora com dez imunizantes.

♦ O Papa Francisco pediu que a população gaste com educação e não com armas em mensagem de paz anual.

♦ No dia 25, a Nasa lançou com sucesso o supertelescópio James Webb. O poderoso telescópio de US$ 9 bilhões, tido pela Nasa como o principal observatório científico espacial dos próximos 10 anos, foi alçado aos céus pelo foguete Ariane 5.

♦ No dia 27, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sancionou pacote de US$ 770 bi para a Defesa do país. O pacote foi fruto de negociações intensas entre Democratas e Republicanos do Senado e da Câmara após impasses em relação a políticas relacionadas à Rússia e à China.

♦ A lei que cria o Auxílio Brasil foi publicada, com vetos, no Diário Oficial da União no dia 30 de dezembro. Os pagamentos do novo programa social começaram a ser feitos em 17 de novembro pela Caixa Econômica Federal, com valor médio de R$ 217,18. A partir de dezembro, os beneficiários tiveram direito também a uma complementação extraordinária, criada via nova MP publicada no início deste mês e convertida em lei. Com isso, os pagamentos chegaram a R$ 400. Um decreto também publicado no Diário Oficial do dia 30 estendeu esse benefício extraordinário complementar até dezembro de 2022.

♦ Os Estados da Bahia e Minas Gerais foram vítimas das fortes chuvas provocadas pelo fenômeno La Niña. O Ministro da Cidadania, João Roma, visitou no dia 12 áreas afetadas pelas chuvas. No dia 19, ao menos 14 pessoas já tinham morrido e 276 estavam feridas em função de enxurradas, alagamentos e deslizamentos que já afetaram mais de 299 mil pessoas. No dia 25, o Sul da Bahia tinha 4,2 mil desabrigados por causa das chuvas. No dia 27, começou o pagamento do Auxílio Gás a moradores de 100 municípios que decretaram estado de calamidade por conta das chuvas na Bahia e em Minas Gerais. O valor do benefício é de R$ 52 a cada 2 meses. No dia 28, o Governador da Bahia, Rui Costa, disse que era o “maior desastre natural da história” do Estado. Na mesma data os Ministros João Roma (Cidadania), Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), Marcelo Queiroga (Saúde) e Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) se encontraram em Itabuna-BA, um dos municípios mais atingidos, de onde sobrevoaram a região por helicóptero. Eles anunciaram uma série de ações para auxiliar o esforço de atendimento à população desabrigada e prometeram recursos futuros para a reconstrução da infraestrutura e de moradias. O Governo também anunciou a liberação de R$ 200 milhões para a reconstrução de estradas. Serão contemplados o Amazonas, Minas Gerais, Pará, São Paulo e Bahia, que receberá a maior parte (R$ 80 milhões).

♦ E ainda em Dezembro…
♦ Supertufão Rai atinge as Filipinas matando 208 pessoas. O ciclone tropical é considerado o mais mortal do ano.
♦ O ex-atacante Ronaldo anuncia a compra de 90% das ações do Cruzeiro através de investimento realizado na casa dos R$ 400 milhões, tornando-se acionista majoritário da Sociedade Anônima do Futebol montada pelo clube mineiro.
♦ Atlético Mineiro conquista o Campeonato Brasileiro da Série A pela segunda vez, encerrando seu jejum na competição que perdurava desde 1971. O título foi confirmado com a vitória por 3×2 sobre o Bahia na Arena Fonte Nova, em partida atrasada da 32ª rodada do certame.
♦ Atlético Mineiro vence a Copa do Brasil pela segunda vez ao derrotar o Athletico Paranaense nas finais por 4×0 no Estádio do Mineirão e 2×1 na Arena da Baixada.


By JRMUNEWS
Pariquera-Açu-SP
Fazendo diferente e a diferença
Instagram: @jrmunews
Facebook: jrmunews

Faça um pix de fim de ano e ajude o jrmunews a continuar com este projeto em 2022.
Apoie com qualquer valor na chave CPF 11153268809


Robson Moraes

Robson Moraes Almeida, Farmacêutico, Bioquimico, Retratista e Editor do Lagoa da Prata Ponto Com

Escreva um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Copias desativadas.