Memórias de uma vida vivida
Memórias de uma vida vivida..
Sou fruto da união entre o conhecido “José Maria da Estação” e a querida dona Divina, nascida em Lagoa da Prata, onde desfrutei de uma infância repleta de alegrias, brincadeiras e estudos intensos. Desde cedo, almejei grandes realizações e busquei incessantemente concretizar minhas aspirações. Minha trajetória acadêmica culminou na formação como Professora de Português pelo INESP de Divinópolis.
Aos 16 anos, já exercia o papel de professora no MOBRAL e de Catequista de Primeira Eucaristia. Iniciei minha jornada no setor público em 01 de Junho de 1978, como Auxiliar de Biblioteca durante o primeiro mandato do Prefeito Rui Amorim. Ao concluir minha graduação em Letras, assumi a posição de Secretária Municipal de Educação. Permaneci na Prefeitura até Fevereiro de 1983, quando o Professor Pedro Paulo Resende assumiu a gestão.
Durante uma década afastada do serviço público, dediquei-me ao ensino particular e lecionei em escolas estaduais, como a Escola Dr. Arnaldo de Faria Tavares e a Escola Nossa Senhora de Guadalupe. Além disso, atuei na área social como supervisora na Instituição filantrópica ABAP, em Bom Despacho, sob a administração do meu grande amigo Célio Luquini. Minha pós-graduação em Licenciatura Plena ocorreu em Batatais.
Em novembro de 1990, retornei à Prefeitura de Lagoa da Prata, coordenando a construção do Posto de Saúde do Bairro Santa Helena durante o mandato do saudoso “Lucão” – Lucas Antonio de Resende. Essa fase perdurou até 1992, quando Lucão deixou a prefeitura. No dia 17 de novembro de 1993, aprovada em concurso público municipal sob a gestão do prefeito Zezinho Ribeiro, iniciei uma nova etapa como Agente Administrativo – Saúde no Posto de Saúde do Bairro Marília.
Durante esse período, tornei-me Técnica em Enfermagem, ampliando meus conhecimentos. Em outubro de 1995, passei a exercer a função no PAM – Pronto Atendimento Municipal, que funcionava anexo ao Hospital do Dr. Jeunon. Fui parte de uma equipe unida e feliz, desempenhando diversas funções.
Com a mudança na Administração Municipal e o retorno do prefeito Lucão, transferimos o PAM para um anexo ao Hospital São Carlos. Nesse contexto, atuei como recepcionista, técnica de enfermagem, coordenadora, faturista – mesmo sem remuneração para cargos de coordenação naquela época! Lutei pela redução da jornada de 8 para 6 horas na área da saúde durante a gestão de Zezinho Ribeiro e vice Teo.
Permaneci no Pronto Socorro até junho de 2005, quando Divininho assumiu como prefeito. Nesse período, participei da implementação do CARTÃO DO SUS e tornei-me a primeira funcionária do setor. Colaborei na criação do Conselho Municipal de Saúde em 2002, ao lado do meu ex-professor e médico Dr. Ciro dos Santos. Liderei o Conselho por um longo período, representando a saúde nos níveis estadual e federal, sempre em defesa de uma saúde pública de qualidade.
De 2015 a 2018, na gestão de Paulo César Teodoro, liderei a Vigilância Sanitária. Em 2017, concluí uma pós-graduação em Gestão em Saúde Pública. Nesse período, afastei-me da área da saúde, migrando para a Secretaria de Cultura e Turismo até junho de 2022, proporcionando um período agradável para minha saúde. Tive o privilégio de conviver com secretários excepcionais, como Patrício Gontijo, Vilmar Pereira, Tatau e Daniel do Bel.
Infelizmente, minha trajetória na Secretaria de Cultura foi interrompida pelo atual prefeito Di Geanni de Oliveira Nunes, que, sem considerar meu laudo médico, me transferiu de setor, prejudicando minha saúde. Apesar disso, mantenho-me como uma servidora exemplar, atualmente desempenhando a função de Secretária Administrativa do Serviço Militar. Mesmo em um setor isolado, sinto a importância do meu trabalho e busco oferecer qualidade no atendimento aos usuários, principalmente jovens de 18 anos.
Completando 39 anos de serviços prestados, orgulho-me de uma trajetória sem faltas ou afastamentos desnecessários. Independentemente da função exercida, agradeço a Deus por minha habilidade de desempenhar bem em qualquer setor. Mesmo com desafios na saúde atualmente, guardo boas lembranças de pessoas e lugares por onde passei. Apesar das mudanças, continuo amando ser Servidora Pública, lotada na Secretaria de Administração e Governo, com o apoio do Secretário Dr. Geraldo e do Diretor João Paulo, a quem tenho grande apreço.
Minha mensagem final é que, independente do setor ou posição, um servidor deve trabalhar com boa vontade, disposição, compromisso e responsabilidade. Lembremo-nos de que trabalhamos para a população, não para pessoas temporárias. Que Deus abençoe a todos em suas jornadas.
Agradeço por me permitir compartilhar um pouco da minha história e contribuição para o município. Sou Aparecida Donizete de Oliveira, e é com gratidão que encerro estas linhas, relembrando os desafios e as conquistas ao longo de tantos anos de dedicação.
Escreva um comentário