Regulamento da Praia

Regulamento e Normas da Praia Municipal de Lagoa da Prata.

Para que o funcionamento da Praia atenda aos usuários com eficiência, criou-se o seu Regulamento Interno. Conheça alguns itens deste Regulamento:

– O uso da Praia é gratuito a todo cidadão residente no município de Lagoa da Prata, identificado por documento específico, Carteirinha da Praia, fornecido pelo Executivo Municipal. A Carteirinha pode ser confeccionada durante todo o ano, na Praça de Esportes, com a apresentação dos seguintes documentos: 01 Foto 3 x 4, Comprovante de Residência, Carteira de Identidade ou Título de Eleitor ou Certidão de Nascimento (para menores);

– Constitui infração punível com apreensão e multas as seguintes condutas e atividades na área interna do Parque: Entrada com bebidas e alimentos na área do parque; entrada de pessoas com cães e outros animais; armação de barracas ou redes, churrasqueiras e similares; estacionamento de bicicletas, motos e outros veículos no âmbito da Praia, prática de esportes fora da área demarcada para tal finalidade; atirar objetos, lixo e poluentes de qualquer espécie, nas águas, na orla da lagoa, no Parque e nadar com roupas íntimas;

– A Prefeitura Municipal através de Decreto regulamenta o procedimento de restrição de acesso à Praia, a entrada de pessoas cuja conduta coloca em risco a integridade e o lazer dos usuários, sendo a mesma autorizada a emitir Notificação de Advertência e Notificação de Suspensão;

– A pesca será permitida em áreas já definidas pela Prefeitura, desde que desembarcada, com linha, vara, carretilha ou molinete, fora do período de reprodução dos peixes, e fora das áreas de banho e prática esportiva.

– Só terão acesso garantido a Praia Pública Municipal as excursões (ônibus e utilitários), cujos responsáveis fizerem a reserva de sua excursão na Secretaria Municipal de Desportos e Turismo, com no mínimo de 15 dias de antecedência, considerando que para cada Domingo existem 10 vagas para excursões (Ônibus, Micro-ônibus e Vans).

A Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata contratou uma Empresa de Segurança, que presta serviços aos Domingos, com fiscais portando equipamentos, como detector de metais e rádios portáteis. Tal medida visa proporcionar aos turistas e lagopratenses, segurança e conforto no seu momento de lazer e descontração.

A Praia atualmente possui Quiosques, que atendem satisfatoriamente a todos, oferecendo bebidas, salgados, porções, etc. Ótima opção para passar um final de tarde com amigos e familiares.
Já estão em funcionamento também as seguintes melhorias: instalação de uma quadra de peteca, vestiários masculino e feminino.

No entorno da Praia Municipal, temos uma pista de cooper, ótima opção para prática do ciclismo, caminhada e corrida, sendo bastante utilizada na parte da manhã e tarde, considerando que nos meses de verão e férias, o fluxo de pessoas é intenso e o ambiente é muito agradável.

Agendamento de excursões e informações: (37) 3261-7250 (Importantíssimo o agendamento).

Em épocas de desova dos peixes, coincidente com a piracema, frequentemente tem ocorrido ataques de peixes naturais da lagoa a banhistas (Pirambeba).

Se informe antes de entrar na água.

Observe as placas de advertência no local.

“Lagopratense e Turistas – Desfrute de nossa Praia. Ela é o nosso maior atrativo natural turístico. Preserve-a.”

Veja matéria sobre as Pirambebas


Veja o vídeo da Lagoa de Lagoa da Prata, gravado em abril de 2016 por Luis Paulo Silva