Lagoa da Prata passa a contar com atendimento de uma Unidade de Suporte Avançado do SAMU

Na segunda-feira, às 16 horas, na base descentralizada do SAMU em Lagoa da Prata, localizada na Rua Bela Vista, será realizada a cerimônia de inauguração dos atendimentos da Unidade de Suporte Avançado (USA) no município.

Neste tipo de ambulância a equipe é composta por um condutor socorrista, um enfermeiro e um médico e nela contém equipamentos e medicamentos que a tornam uma UTI móvel. Um dos equipamentos destaque é o ultrassom, que permite o médico avaliar se a vítima teve uma lesão mais grave e a encaminhar para o hospital ainda mais adequado para a continuidade do atendimento. Já na parte dos medicamentos, o destaque é para o tenecteplase, que atua na dissolução de um trombo ou coágulo sanguíneo, usado para tratar infarto.

A ambulância que vai ficar em Lagoa da Prata foi disponibilizada pelo CIS-URG e já tem autorização e convênio para custeio junto ao Governo de Minas. Vai atuar juntamente com Unidade de Suporte Básico (USB) que atende o município e cidades vizinhas desde junho de 2017, início do funcionamento do SAMU na região oeste.

“Agradecemos ao Secretário de Saúde Fábio Baccheretti, e à Ana Elisa Fonseca, Coordenadora de Urgências e Emergências da SES/MG, pois a chegada desta unidade era um desejo antigo do prefeito Di-Gianne que, juntamente conosco, trabalhou incansavelmente para realizá-lo. Vai contribuir muito para atendimento da demanda em Lagoa da Prata e cidades próximas, que antes, principalmente quando precisavam de transferência ou atendimento de uma ocorrência mais grave, geralmente eram empenhadas as USAs de Luz e Formiga”, comenta José Marcio Zanardi, Secretário Executivo do CIS-URG.

Márcia Santos – Assessora de Comunicação CIS-URG SAMU / Oeste (37) 99921-4163.
Quem liga para a vida, liga SAMU 192!


Robson Moraes

Robson Moraes Almeida, Farmacêutico, Bioquimico, Retratista e Editor do Lagoa da Prata Ponto Com

Escreva um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Copias desativadas.