Cirurgião Lagopratense é o único sul americano a vencer concurso internacional e ganhar bolsa para atuar na Bélgica

Dr. Robert Amorim foi contemplado na edição de 2019, mas só conseguiu viajar para a Bélgica neste ano, em razão da pandemia da COVID-19. Dr. Robert Amorim é Lagopratense.

O Cirurgião Vascular do Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD, Dr. Robert Amorim, foi contemplado em um programa de bolsas mundiais realizado pela empresa iVascular, especializada no desenvolvimento de dispositivos endovasculares.

Para participar, o médico deveria enviar um caso clínico operado por ele, sendo Amorim um dos contemplados da edição de 2019, recebendo uma bolsa para cobrir as despesas de estadia em qualquer um dos três centros colaboradores do prêmio, localizados em Barcelona e Badalona, na Espanha, e em Dendermonde, na Bélgica. Dr. Robert foi o único sul-americano a vencer o concurso, dividindo a premiação daquela edição com um colega Ucraniano.

O caso enviado por Amorim relata o tratamento de uma paciente com oclusão da aorta e das duas artérias ilíacas. “Era uma lesão longa e de difícil intervenção, que foi tratada com angioplastia e colocação de stents. A paciente possuía dor em repouso, que impedia a mesma de dormir e após o procedimento não apresentou mais queixa”, recorda Dr. Robert.

A pandemia da COVID-19 atrasou os planos e adiou a viagem por dois anos, ocorrendo apenas em 2022. O centro escolhido por Dr. Robert fica em Dendermonde, na Bélgica, para onde o médico embarcou no último dia 8 de maio e ficará por 30 dias acompanhando as técnicas utilizadas em casos operados no Centro de Tratamento de Cirurgia Vascular e Endovascular da cidade belga.

O Complexo de Saúde São João de Deus parabeniza o Dr. Robert Amorim pela conquista e destaca a importância destes momentos, que permitem aos profissionais a troca de conhecimento e informações em instituições de referência em todo o mundo, para que a assistência seja cada vez mais qualificada ao povo mineiro!

Foto; Arquivo Pessoal Robert Amorim
Fonte: Comunicação do Hospital São João de Deus – Divinópolis/MG


Robson Moraes

Robson Moraes Almeida, Farmacêutico, Bioquimico, Retratista e Editor do Lagoa da Prata Ponto Com

Escreva um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Copias desativadas.