Será que você tem dinheiro esquecido nos bancos?

Imagina descobrir R$ 2 mil reais esquecidos no banco? Pois foi essa a sorte do empresário Luiz Eduardo Leal, de Manaus-AM, que descobriu o dinheiro ao consultar o sistema disponibilizado pelo Banco Central para verificar valores a receber de bancos e demais instituições financeiras.

Segundo o BC, nesta 1ª fase do serviço são cerca de R$ 3,9 bilhões de valores a serem devolvidos para 24 milhões de pessoas físicas e jurídicas. Mas calma lá — não adianta agora correr para acessar também. É que a procura pelo sistema do BC foi tão grande que o site caiu — e só deve voltar no dia 14 de fevereiro.

Luiz Eduardo disse que a conta era antiga, da época da faculdade. Agora, o dinheiro vai ajudar nas despesas do casamento quando o sistema voltar ao ar e ele conseguir sacar o dinheiro.

É possível consultá-lo a partir da sessão “Minha Vida Financeira”, no site do Banco Central. A checagem acontece utilizando somente o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ)

O link para acessar é: https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/minhavidafinanceira/

O Banco Central do Brasil só vai disponibilizar os possíveis valores de dinheiro esquecido em bancos a partir do dia 14 de fevereiro.

Qualquer oferta de antecipação da data ou vantagem de acesso a estes dados pode ser golpe. Fique atento!


Atualização:
Após falhas pelo excesso de demanda na consulta do Sistema Valores a Receber (SRV), a nova ferramenta do Banco Central ganha site exclusivo.

https://valoresareceber.bcb.gov.br/
(Atenção: Somente depois do dia 14 de fevereiro)


ATUALIZAÇÃO:
Quinta-feira, 03 de Fevereiro de 2022.
Olha o golpe! Mensagem que promete acesso a valores esquecidos em bancos se espalha nas redes sociais.

Cuidado com mensagens que prometem acesso fácil a dinheiro que você supostamente tem esquecido em instituições bancárias.

Uma mensagem que circula nas redes sociais e no WhatsApp está usando o novo serviço do Banco Central para aplicar golpes.

A mensagem traz um link e promete saque via pix de eventuais valores esquecidos. Diz que milhões de brasileiros já consultaram e sacaram.

No entanto, a mensagem não é uma comunicação oficial do Banco Central e quem clica no link é direcionado para um site fraudulento, colocando dados pessoais e sigilosos em risco.

É verdade que o Banco Central criou um sistema para os clientes consultarem valores que possam ter em seus nomes em instituições financeiras.

Chama Sistema Valores a Receber e pode ser acessado por meio do site do Banco Central, que é o bcb.gov.br

No entanto, esse sistema está fora do ar! E só voltará a funcionar no dia 14 de fevereiro. Passa por ajustes técnicos, porque, no dia que foi lançado, os acessos foram em maior quantidade do que o esperado.

Vale ressaltar que o Banco Central não entra em contato com as pessoas e, assim que a plataforma voltar a funcionar, o cidadão deverá fazer a solicitação de resgate e receberá os valores sem necessidade de fazer nenhum depósito prévio a qualquer pessoa ou instituição.

Golpistas são antenados. Costumam mesmo usar temas de momento como isca. Por isso, todo o cuidado é pouco. Para sua segurança, consulte sempre os canais oficiais da empresa ou instituição que está oferecendo serviços ou vantagens por meio de redes sociais.

FONTE: RÁDIO2


Robson Moraes

Robson Moraes Almeida, Farmacêutico, Bioquimico, Retratista e Editor do Lagoa da Prata Ponto Com

Escreva um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Copias desativadas.