Cruzeiro da Praça do Cruzeiro

A Praça do Cruzeiro em Lagoa da Prata é palco de muitas histórias reais e folclóricas que vão passando de morador para morador de uma geração para outra geração. Você já ouviu algumas destas histórias? Conte para nós!


A Praça do Cruzeiro antigamente tinha uma pequena capelinha, com a desculpa de se construir uma igreja maior, resolveu-se demolir a capela. A ideia era construir ali a Igreja do Rosário já que o congado hoje centenário usava esta praça para suas festividades. Desentendimentos e vontade das autoridades eclesiásticas da época, culminaram para que isso não acontecesse. Algumas pessoas comentam que a ideia era apenas demolir mesmo a capelinha. De frente a esta capelinha, tinha um grande cruzeiro.

Mas com a demolição da capelinha para a construção da igreja, o cruzeiro foi retirado. Este cruzeiro ficou “guardado” esquecido na garagem da prefeitura por anos. Até que um funcionário o identificou e o colocou no cemitério da saudade próximo ao ossário. Com o passar dos anos, o pé do cruzeiro foi se apodrecendo e foi reduzindo seu tamanho. Hoje o cruzeiro original (centenário) da praça do cruzeiro se encontra no corredor central do cemitério. Faz parte da historia de Lagoa da Prata.

Como todos já puderam perceber, a praça do cruzeiro ainda tem uma grande cruz, mas não é a primeira. É outra.

A praça do cruzeiro fica na Rua Alexandre Bernardes Primo, 615-701

O cemitério da saudade fica na Rua Acácio Mendes, 1270

Robson Moraes Almeida


O simbolismo histórico deste cruzeiro centenário… Que está no cemitério do centro, que passa desapercebido da sua importância.

“Ao passar dos anos, o gigante se tornou anão. A medida que foi apodrecendo as suas bases, um corte foi feito, vários cortes foram o reduzindo de tamanho. A ultima intervenção foi feita construindo esta capa na sua base, para não ter que o cortar novamente. Pequeno hoje e grande sempre! O famoso cruzeiro da pracinha do cruzeiro… Pela idade, não tenho certeza, mas deve ser aroeira”!
As primeiras festas de reinado, ele presenciou… 

Robson Moraes Almeida.


Robson Moraes

Robson Moraes Almeida, Farmacêutico, Bioquimico, Retratista e Editor do Lagoa da Prata Ponto Com

Escreva um comentário

One thought on “Cruzeiro da Praça do Cruzeiro

  • 2 de dezembro de 2021 em 23:09
    Permalink

    Que história interessante! Nunca tinha ouvido falar sobre a origem do cruzeiro do cemitério. Excelente!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Copias desativadas.