Por mais uma vez a Polícia Militar enfatiza sobre a importância do “Disque Denúncia 181”!!

Por mais uma vez a Polícia Militar enfatiza sobre a importância do “Disque Denúncia 181”!!

O 181 trata-se de mais uma ferramenta disponibilizada ao cidadão pelo Governo de Minas Gerais em parceira com o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e a Polícia Militar. Reúne em uma mesma central de atendimento a recepção de chamadas telefônicas com denúncias de crimes e delitos. Tem como objetivo agilizar o atendimento à população e contribuir para a redução da criminalidade no Estado. É um serviço gratuito e totalmente sigiloso. Por isso, o anonimato, além de um direito, se torna um dever da central.

Como posso acompanhar a minha denúncia?

No momento da ligação, o denunciante recebe uma senha para acompanhar as investigações. Após cerca de 90 dias do registro da denúncia, as informações sobre o andamento do caso são disponibilizadas ao denunciante. Não é preciso se identificar e nem citar os detalhes do que foi dito. Basta apenas informar a senha de acesso.

Minha identidade é mantida em sigilo?

Sim. As chamadas são criptografadas; ou seja, grafadas em código e não permitem a decodificação. O número do telefone do denunciante não é identificado.

E se eu me identificar por engano?

É preciso desligar e ligar novamente. Mas há diversas formas de identificação, mesmo que você não fale seu nome. Se durante o atendimento você relatar que o denunciado é seu vizinho, familiar ou der qualquer outro indício que possa identifica-lo, o atendente irá orientar a encerrar aquela chamada e ligar novamente.

A polícia pode requerer que eu seja testemunha?

Não. O sigilo absoluto é um dos compromissos do Disque Denúncia. As ligações feitas para o serviço são gratuitas e não identificam o número do telefone de onde a chamada está sendo feita. Assim, impossibilita que o denunciante seja identificado.

Em caso de urgência/emergência, posso ligar para o 181?

Não. O 181 Disque Denúncia é um serviço de investigação e não de urgência/emergência. Caso você precise da presença imediata de uma viatura das polícias ou do Corpo de Bombeiros, ligue:

190 – Polícia Militar

197 – Polícia Civil

193 – Corpo de Bombeiros

192 – Samu

Assessoria de Comunicação Organizacional da 107ª Cia PM.

Robson Moraes

Robson Moraes Almeida, Farmacêutico, Bioquimico, Retratista e Editor do Lagoa da Prata Ponto Com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest