Dos atuais deputados estaduais, 64 tentarão reeleição

Dos atuais deputados estaduais, 64 tentarão reeleição

Oito integrantes da Assembleia de Minas tentarão uma vaga na Câmara de Deputados, em Brasília.

Além dos cargos majoritários de presidente, governador e senador, nas próximas eleições os cidadãos brasileiros também vão escolher seus representantes nos parlamentos federal (Câmara dos Deputados) e estadual (Assembleia Legislativa). Em Minas Gerais, serão escolhidos 53 deputados federais e 77 estaduais.

Dos atuais deputados que atuam na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), 64 vão tentar reeleição, oito se candidatarão a deputado federal e cinco não participarão da disputa. Entre os que não concorreram, o presidente da Casa, Adalclever Lopes (MDB), é candidato a vice-governador na chapa de Márcio Lacerda (PSB).

Anselmo José Domingos (PTC) não vai participar do pleito para se dedicar exclusivamente à presidência de seu partido; Tiago Ulisses (PV) preferiu coordenar a campanha de Antonio Anastasia (PSDB) ao Governo de Minas.

Missionário Marcio Santiago (PR) abdica da candidatura em favor de sua esposa, Leda Santiago. O deputado Cabo Júlio (MDB) não vai concorrer a nenhum cargo público.

Sete parlamentares vão tentar uma vaga na Câmara em Brasília: Fabiano Tolentino (PPS), Fábio Cherem (PDT), Felipe Attiê (PTB), Fred Costa (Patri), Gilberto Abramo (PRB), Lafayette de Andrada (PRB), Paulo Guedes (PT) e Rogério Correia (PT).

Renovação – Os índices de renovação da Assembleia Legislativa têm se alterado ao longo dos últimos 20 anos, refletindo ainda mudanças no cenário nacional, mas não chegaram a atingir metade do parlamento.

Em 1998, último mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso, os novos deputados representaram 38,97% do parlamento eleito naquele ano. Na eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002, a Casa apresentou o maior índice de renovação desse período: 46,75%.

Em 2006, as mudanças ocorreram em 40,25% das vagas. A renovação nas eleições de 2010 e 2014 voltou a representar pouco mais de um terço dos deputados que tentaram reeleição: 36,36% e 33,77%, respectivamente.

Assessoria de Imprensa da ALMG
Gerência-Geral de Imprensa e Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *