A ponte velha de ferro que liga Lagoa da Prata a Luz caiu

A ponte velha de ferro que liga Lagoa da Prata a Luz caiu

Hoje por volta das 16 horas a ponte caiu ao passar uma carreta carregada de brita.

O motorista não se feriu.

Uma ponte nova de concreto esta em fase final de construção a poucos metros desta ponte. Espera-se que seja disponibilizada a população em dezembro ou janeiro.

Lagoa da Prata perdeu mais um de seus patrimônios históricos.

Dia triste para a cidade de Lagoa da Prata.

Parte da notícia dada pelo Jornal Opapel em www.opapel.com:

“Segundo testemunhas, duas carretas vinham no sentido Luz/Lagoa da Prata, sendo que a primeira delas, ao atravessar a ponte, resvalou na estrutura metálica, o que fez a ponte balançar. O segundo veículo, ao passar pelo primeiro trecho, situado entre a cabeceira e a coluna de concreto que sustenta a parte do meio, não conseguiu atravessar e caiu junto com a ponte. Ainda de acordo com testemunhas, o motorista não se feriu. A carga teria superado as vinte toneladas permitidas para traslado sobre a ponte. Informações não oficiais dão conta de que o peso da carga superava as trinta toneladas.”

————————-

Breve Histórico (Lagoadaprata.com):

A ponte de ferro foi fundada em 1925, vinda da Alemanha, a pedido do Vereador da época, Alexandre Bernardes Primo, que conseguiu a sua doação pelo Presidente Melo Viana, para ligar as cidades de Lagoa da Prata e Luz, estando localizada a 8 km de Lagoa da Prata, passando sobre o Rio São Francisco.

Esta ponte foi construída sob medida. Um engenheiro alemão veio até o local, fez todas as medidas necessárias e voltou para Alemanha onde a ponte foi construída. A ponte veio para o Brasil de navio até o Rio de Janeiro. Depois de trem até Lagoa da Prata. Foi levada em carros de boi até o local onde está afixada. A ponte foi feita de aço e o seu piso foi feito de concreto, com pilares de cimento e pedras. Tem extensão de 75 metros e 3,5 metros de largura.

Com o passar dos anos, ela sofreu algumas reformas, mas atualmente se encontra muito deteriorada. Sendo que em 2009 foi limitado o peso permitido de veículos em 20 toneladas. Em 2011 foi passado para 3 toneladas, demonstrando que a mesma está bastante precária. A ponte quase centenária precisa de atenção urgente antes que caia!

Fonte Lagoadaprata.com

Ai, hoje (12/12/2014) ela caiu…

Robson Moraes

Robson Moraes Almeida, Farmacêutico, Bioquimico, Retratista e Editor do Lagoa da Prata Ponto Com

Um comentário em “A ponte velha de ferro que liga Lagoa da Prata a Luz caiu

  • Pingback:Ricardo Torres

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *